domingo, 20 de janeiro de 2008

o dia de encontro - 2ª Parte...

Digamos que esse foi um dos melhores encontros, principalmente pelo que aconteceu depois - em relação ao meu carro.
Pra começar, chegamos antes que todos eu e o Raphael Hagi, de carona o Bruno - a falta do BlackChevas hein! :(
Demos uma volta, perto do Hospital Hilton Rocha. Chegando de volta no lugar de encontro, uma mulher dirigindo um celta entrou na contra-mao, proximo aos chevettes estacionados. O que fiz? Joguei o carro pra cima dela, e parei e falei que nao ia sair de lá, pois ela estava errada. Ela ficou me pedindo licença, desliguei o carro e sai, junto com o Bruno. Como ela entendeu que eu nao iria sair, ela deu ré estacionou do lado do carro de sua amiga, e ficou lá bebendo cachaça as 10:30 da manhã! VERGONHA! Queimando o filme do lugar que fazemos nossos encontros.
Nessa hora já tinha chegado 5 dos 6 chevettes presentes.
Durante o encontro, o bate papo entre os apaixonados pelos respectivos veículos, eis que começa a acontecer as coisas boas com meu carro. O Léo, dono do bicudo vermelho, desamassa meu carro - ficou sensacional. Saímos para dar mais uma volta em carreata e fomos embora.
Na volta, passei na casa do Léo, ele pegou um spray prateado e aqui o resultado:

Chevette Pintado

Para quem nunca viu, ou nao se lembra como ele estava, vai outra foto:
Chevette Não Pintado

E segue o link para ver as fotos do encontro:
Fotos do V Encontro Chevettes Belo Horizonte

Dia 17/02/2008 teremos outro encontro, dessa vez no Shopping Del Rey. Aguardo você lá!

sábado, 19 de janeiro de 2008

o dia de encontro...

Amanha é dia de encontro de Chevettes de Belo Horizonte.

Todos encontros aconteceram no mesmo horário e local. Amanhã nao será diferente, às 10 horas da manhã na Praça do Papa.

Essa eh uma foto do 3º encontro que aconteceu.
Amanhã espero que todos que participaram dos encontros anteriores estejam presentes. No minimo 10 chevettes - perfeito! :)

Encontro de Chevettes
Na ordem: Raphael Hagi, Bruno, Daniel, Eu, Bruno, ??? (malz !! :( )
Amanha, vejo o pessoal lá! :)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

o dia que fui (e voltei) de confins...

Tudo bem. Depois de “reclamações” do Biel e do Yoshi, resolvi contar um fato diferente de mecanica e peças trocadas no SilverChevas! Vou tentar não fugir do tema central deste blog.
Hoje, sai às 04:18 da madrugada para ir ao Aeroporto Internacional de Confins. O caminho escolhido para chegar ao aeroporto foi Pedro II > Cristiano Machado > Linha Verde > Aeroporto. Na nova estrada “Linha Verde” o carro desenvolveu muito bem. O carro na ida contava com 4 pessoas, eu e a maravilhosa companhia de Lud, Paty e Flávia. As malas foram organizadas no porta-malas, digamos de passagem - SENSACIONAL.
Desenvolvendo bem, e segurando o pé por causa das mulheres segui mantendo uma média entre 100 e 120km/h.
Já na volta com o carro vazio mantive a média de 110 e 130km/h.
Rendeu a bela foto abaixo, mas com a péssima qualidade que meu celular oferece. A foto em movimento com ele não fica muito boa mesmo! :( Uma pena!
O percurso total foi de 97km e o SilverChevas mandou muito bem.
Próxima “viagem” acontece na quarta-feira a noite - a temperatura favorece um pouco para o carro e é sempre bom pegar uma estrada, principalmente com a qualidade que se encontra a Linha Verde, até o momento pelo menos.
Vista de Belo Horizonte
Vista de Belo Horizonte, vindo pela Linha Verde.
O caminho de volta foi Aeroporto > Linha Verde > Pedro I > Pampulha > Casa.

domingo, 13 de janeiro de 2008

o dia que foi arrumado a folga no volante...

Opa.
Há algum tempo já tinha reparado que meu volante estava com uma folga, digamos, perigosa. Resolvi arrumar essa folga ontem. Primeiramente, fui em um especialista em rodas, suspensão, alinhamento e balanceamento. O “mecanico” do lugar passou o preço de R$60,00 e o diagnóstico foi o seguinte: desgaste das duas borrachas do setor de direção. A príncipio, achei engraçado as borrachas nao terem sido trocadas quando troquei o setor, mas tudo bem. De qualquer maneira achei caro e resolvi procurar outro lugar. Passei antes na Auto-Chevy, conversei com o Jorge, pai do Hagi, comprei as duas borrachas e fui em uma oficina que chama Laranja Mecanica - um nome que sempre me chamou atenção, ainda mais que acho o filme Laranja Mecanica (Kubrick, Stanley) maravilhoso!
Na oficina foi diagnosticado o mesmo problema, e já com as borrachas em mão, o valor do serviço ficaria em R$40,00. Resolvi arrumar.
O serviço deveria ser feito em uma hora e meia aproximadamente. Tempo para tirar as borrachas antigas e colocar as novas. Porém, o mecanico responsável pelo serviço encontrou uma certa dificuldade em retirar as abraçadeiras das borrachas. Quando ele conseguiu colocar as borrachas, ele tinha “lambuzado” as mesmas com vaselina. O que manteve uma folga, menor que antes, no volante. Resultado: RE-trabalho pra ele e mais uma hora e meia de trabalho. Refeito tudo, o serviço ficou bom. Porém ele me alertou que o parafuso da abraçadeira do lado esquerdo deve ser refeita a rosca, um serviço de tornearia ou lanterneiro, segundo ele.
Enquanto o carro estava no elevador, reparei que meu escapamento estava pior do que imaginava. Estava solto e amassado, por causa de uma encostada no meio fio, manobrando o carro. Chamei uma pessoa que trabalha com escapamentos, que fica ao lado da oficina, fizemos o serviço de desamassar, re-soldar e trocar as borrachas que seguram o escapamento. O mecanico dessa loja aproveitou e passou um “veda-escape” na conexão do escape com o motor, e me alertou, também, que a junção MOTOR-ESCAPE encontra-se desalinhada, por isso estava fazendo um barulho um pouco maior que o esperado. Acabou diminuindo um pouco o barulho, e o escapamento está realmente firme - porém ainda desejo trocar o escapemento inteiro. O serviço foi feito por R$30,00, incluindo as borrachas e a mão de obra.

Total gasto no dia: R$75,00

Mangueira Combustivel
A foto é da mangueira que passa o combustível - a mesma estava quase solta e vazando um pouco de alcool. Foi recolocada da maneira correta e sem custos adicionais.
:)

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

o dia que foi trocado o radiador...

Um dos dias mais “engraçados” na manutenção do SilverChevas.
Primeiramente, começamos a reparar que nao estava mantendo o nível de água do radiador. Poderia ser a tampa que já nao estava vedando da maneira correta, como o próprio radiador.
Levei o carro a um especialista na região do Alipio de Melo. O radiador foi condenado. Tudo bem, já era esperado, o que nao estava esperado foi a trabalheira para tirar o radiador antigo e substituir pelo novo radiador Valeo.
Primeiramente, começamos da maneira correta: tentando retirar os parafusos. Mas, um dos parafusos nao soltava de jeito nenhum. Segunda tentativa: Arrumar uma posição confortável para “Serrar” o suporte do parafuso do radiador antigo. Quase 2horas depois, revezando entre eu, Hagi e meu pai, o maldito suporte trinca. Para comemorar o radiador antigo levou umas boas marteladas na calçada da rua em frente a casa do Hagi. Alguns palavrões de felicidade, e um “xingamento” do meu pai e da mãe do hagi, por causa dos vizinhos - hehehe - mas valeu a pena.
Trocado o radiador, não tive mais problema com o nível de água no mesmo.

Se não me engano, o radiador Valeo novo ficou em torno de R$120,00.
Radiador Novo

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

o dia que foi arrumado o motor...

Tá certo que pra começar o titulo de forma mais correta esse post, o titulo deveria ser:
“OS DIAS QUE FORAM GASTOS PARA ARRUMAR O MOTOR…” mas, para nao perder a linha do Autoblog, vamos manter dessa maneira.
Quando fui olhar o carro pela primeira vez, com o Rodolfo e com o Biel, percebemos o barulho um pouco diferente do motor. Na segunda visita ao carro, dessa vez com o Raphael, reparamos novamente no barulho do motor. O barulho é bem descrito por mecanicos com a famosa frase: “Seu motor está serrando.” Mas, aparentemente, não parecia nada muito urgente. O problema é que parecia que o carro estava ha algum tempo parado na oficina do sujeito, por conta das documentações e quando comecei a utilizar mais o veículo, depois da efetuada compra, comecei a reparar que o barulho do motor estava “aumentando”. Outro fato preocupante, é que um dia estava saindo de casa, e o pai do Raphael Hagi passou pela mesma rua que eu, e reparou que o carro estava “fumando”. Foi quando decidi fazer a retifica do motor.
Infelizmente não tenho mais digitado as peças que foram trocadas e o valor que foi gasto. Mas, vale lembrar que fiquei quase 3 semanas sem o carro, e quando voltou o carro ainda apresentava vazamento de óleo. Após cerca de quatro retornos à oficina, o vazamento foi “curado” com a troca do cárter, juntas e algumas coisas que nao lembro no momento. Assim que organizar minha papelada de notas fiscais do carro vou poder escrever tudo que foi trocado, com seu respectivo preço.

Foto do motor:
Motor SilverChevas
Admito que esse post está contando resumidamente o fato ocorrido. Foram várias ligações, várias dores de cabeça por causa de oficina e o pior foi a falta de compromisso entre Oficina e Cliente. Mas, quando ficou pronto o serviço e não tenho mais nada a acertar com eles, a história se deu por terminada.

Atualizado em 08/01/2007:
Acabei de encontrar na minha papelada os cupons fiscais das peças que foram trocadas na revisão do motor. Aqui vai a lista:

Balancim (08) - R$57,60
Eixo Comando (01) - R$102,00
Engrenagem Virabrequim CHT - R$18,00
Escora Balacim CT (08) - R$16,00
Filtro de Oleo CT - R$9,60
Jg Juntas - R$24,00
Oleo Motor 20w40 (04) - R$28,00
Silicone Alta Temp. - R$3,80
Retentor Comando Valvulas - R$6,00
Retentor Virabrequim Volante - R$22,00
Valvula Alivio - R$6,00
Cabeçote (na troca) - R$350,00
Total: R$643,00

Infelizmente nao achei ainda uma outra nota com algumas outras coisas. Mas ja da pra ter uma noção.

sábado, 5 de janeiro de 2008

o dia que foi arrumado o velocimetro...

Logo após a revisão do motor, que nao foi escrita aqui ainda, o cabo do velocimetro teve que ser trocado, de acordo com o mecanico por desgaste natural e por que ele estava encostando no escapamento, o que fazia ele aquecer e danificar em menos tempo. Foi trocado por um cabo paralelo, pois não fabrica-se mais o cabo para o Chevette 84 originalmente.
Quando trocado o primeiro cabo do velocimetro, junto com o “peão” que vai na engrenagem, surgiu outro problema - oscilando muito a velocidade e de vez em quando o velocimetro simplesmente parava de marcar - que dificulta a passagem por radares e outros fatores importantes que levamos em consideração quando olhamos para o velocimetro.
Hoje pela manhã troquei o cabo novamente e meu problema foi resolvido com R$37,00 - sendo R$20,00 da mão de obra e R$17,00 pelo cabo de velocimetro Fania.

Link para o vídeo de teste.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

o dia que tomei multa...

Como se não fosse suficiente todos os gastos que um carro já implica automaticamente, estou eu voltando de algum lugar noturno do qual nao me recordo, próximo ao dia 02 de Julho, passando por algum radar, mal sinalizado - porém sinalizado. A velocidade considerada foi de 72km/h. Se eu estivesse a 66km/h nao teria tomado essa multa. O valor pago, com desconto foi de R$65,00 e até o dia de hoje não foi adicionado 04 pontos à minha carteira. O mais engraçado é que eu estava indo durmir na sexta feira e resolvi, do nada, conferir o site do Detran e tive a surpresa: Seu carro tem uma autuação. :(
O Radar fica próximo a rodoviária, na av. do contorno.
Foto do Detran:
Multa Excesso de Velocidade

Abraços.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

o dia que foi feita a revisão da suspensão dianteira…

Como planejado no momento da compra e também por medidas de segurança, o carro necessitava de algumas revisões “principais”. As três revisões “emergenciais” detectadas foram: revisão da suspensão dianteira e traseira, revisão de motor e revisão de caixa de marcha.
Foi realizada primeira a revisão da suspensão dianteira. Foi trocado o setor direção, colocado um TRW Remanufaturado. Também foi realizado a troca das molas dianteiras. A “brincadeira” ficou em torno de R$500,00 pois ainda foi trocado algumas peças, que não lembro o nome agora. Também foi feito alinhamento e balanceamento das quatro rodas.
No dia 19/10/2007 acontece um imprevisto. Uma peça chamada Pivô quebra no momento que passo por um quebra-mola. R$110,00 a menos no bolso, por ter chamado um serviço de Reboque.

Na foto: Suspensão, Leque e o maldito pivô que quebrou.
Pivô

Em breve, será trocada as molas das rodas traseiras. E, futuramente, o kit de suspensão também será trocado. :)

o dia que foi feita a revisão do carbura...

Logo após a compra, em um dos primeiros finais de semana que estava dirigindo o SilverChevas um problema acontece na região do Minascentro. Uma parte do carbura trincou, impossibilitando a injeção de combustível quando acelerava o carro. Resultado: Carro parado e alguma gambiarra foi feita por algumas pessoas que passavam por perto na hora.

No próximo final de semana, Raphael Hagi desmontou o carbura pra mim. O mesmo foi levado para um especialista em carburadores localizado na Av. Pedro II. Serviço de revisão geral e uma solda especial. Total gasto: R$80,00. Infelizmente, no mesmo dia que foi levado para soldar o carbura fui assaltado a caminho do trabalho, levando o dinheiro que seria para pagar o serviço da solda (R$35,00).

Foto do carbura antes de ser revisado:

Carburador

Depois da reforma, não tive mais problemas com o carburador. :)