sábado, 23 de maio de 2009

Vácuometro funcionando de novo!

Passado o trauma pós-revisao da caixa de marcha, o vacuometro do carro era um dos dispositivos que não estavam funcionando - pois bem, imaginei que era a mangueira que estava solta na parte do coletor que ela deve se encaixar!
10 minutos atrás eu estava no carro para olhar isso. Removi a "panela" do carburador e, SURPRESA, a mangueira estava quebrada! Exatamente na dobra dela, onde pode ser justificado pelo calor, pelo local, mas PRINCIPALMENTE, pelo serviço mal-feito na oficina onde foi recolocada a caixa de marcha! Para minha sorte, consegui prender a parte quebrada com a parte inteira da mangueira e fixar com a própria abraçadeira - e o vacuometro voltou a funcionar!
Mais um ponto pra mim ! Depois, tenho que regular a marcha lenta! Quero um conta-giros! alguém tem algum pra doação?

Ediçao do post:
Logo após andar com o veículos alguns poucos 5km o vacuometro parou de funcionar novamente - como já sabia onde era o problema, não me preocupei! Continuei caminho, e hoje depois do almoço fui ver se encontrava uma mangueira pra substituir aquela que está lá. Encontrei com o Sr. Ferreira - um senhor de idade que deve ter aproximadamente uns 67 anos, trabalhando no Gol 83 dele! Perguntei se ele nao tinha nenhuma mangueira - afinal, ele é dono de uma oficina mecanica que fica proximo a Milla na Antonio Carlos - mapa. Resultado - vacuometro realmente está funcionando, com a mangueira corretamente "emendada".
Abraços!

sábado, 16 de maio de 2009

Trauma pós caixa de marcha

Continuando o post anterior, logo que busquei o carro percebi que algumas coisas estranhas estavam acontecendo no meu carro:
  • o marcador de temperatura e combustível não estavam funcionando;
  • velocimetro estava oscilando;
  • a seta não estava funcionando;
  • a luz de bateria não acendeu quando ligava a parte elétrica;
  • a partida a frio não funcionou (nem no modo manual);
  • a luz de ré não acendeu;
Mesmo com tanto "problema" o carro funcionou e eu não permitiria que ele ficasse mais um dia naquela "oficina". Nem o pior dos piores carros merecem uma falta de respeito desse tamanho.
Quando estava voltando da faculdade, o velocimetro começou a funcionar de forma perfeita - e até hoje, não voltou a apresentar oscilações. Mas ainda tinha muito trabalho pela frente. Em relação a seta de marcha, após uma conversa com o Bruno Killmaster, conferi o relé e encontrei o problema - um dos três fios estava solto, na parte de trás da caixa de fusível - menos um problema! O problema dos marcadores (temperatura e combustível) também foi resolvido com a troca de fusível - o que me deixa preocupado é saber o motivo que o fusível queimou.
Ontem pela manhã, pretendia deixar o carro no eletricista pra olhar os outros problemas - que fogem do meu conhecimento e a bateria está completamente "arriada". Não tive dúvida, troquei a bateria para uma AC DELCO 60 Amperes (R$195,00). Estava adiando esse investimento ha algum tempo - uma vez que a bateria que estava no meu carro não tinha nenhuma marca, nenhuma informação e nenhum conhecimento da procedência dela.
Agora, nesse exato momento, o carro se encontra na Auto Elétrica Resende Alcântara para conferir o alternador - afinal, não quero perder uma bateria Ac Delco antes do tempo previsto (3 anos), conferir a luz da bateria que não está acendendo no painel (que pode ser um indicador do alternador não estar 100% funcional) e conferir a partida à frio (automático e manual) que não está funcionando.

Me preparando psicologicamente para gastar mais uma graninha hoje no carro. E torcendo para que não seja NADA que ultrapasse os R$50,00 (minha ultima economia emergencial para o veículo).

Abraços!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Caixa de Marcha - O retorno!

Olá Pessoas.
Começando a postagem de um jeito diferente - mesmo que eu nao tenha leitores suficientes, vou deixar registrado a leitura de um blog extremamente interessante no segmento automotivo: AUTOentusiastas - vale a pena! Gostaria de escrever e conhecer tanto quanto esses colunistas! :)
Outra dica bacana é o FNVA - fórum com muito documento sobre restauração, carros antigos, carros novos! Vale a pena!
Iniciando o assunto principal deste post, dia 22/03 postei aqui sobre a revisão feita na caixa de marcha e o problema apresentado em relação a marcha ré. A "culpa" do problema não estava na engrenagem da marcha-ré, e sim na montagem do trambulador que foi feita errada. O que mais me irrita em prestadores de serviço é a falta de consideração com o prazo acordado entre as partes - deixei o carro na segunda-feira (04/05) e só consegui retirar o carro da oficina quarta-feira (13/05) - são 09 dias de um trabalho que se resolveria em 3 ~ 5 horas. A ordem cronologica dos fatos foram:
04/05 - deixo o carro na oficina às 06:30.
05/05 ao dia 07/05 - nada é feito - NADA.
08/05 - Retiram a caixa de marcha, e na parte da tarde enviam para a Oficina do Tião - já era tarde demais pra ele resolver qualquer problema.
11/05 - Tião resolve o problema da caixa de marcha, terminando o serviço às 11:30. Só precisava buscar a caixa, levar até a oficina que o carro estava e montar. Isso só aconteceu às 17:30 - ou seja, mais uma vez tarde demais para montar a caixa.
12/05 - nada é feito - DE NOVO.
13/05 - o carro é montado e fui buscá-lo. Essa segunda parte merece outro post. Vem em seguida!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Breaklights

Olá pessoas!
Ontem foi dia de jogatina de video-game, não que isso tenha relação com o breaklight instalado no carro, mas quando fui levar o Batora em casa, aproveitei e fui ao Carrefour comprar almoço e encontrei breaklight's, que acredito que estava com preço errado - R$5,99 - não tinha nenhum aviso de promoção, mas lembro que era mais caro que isso. Não hesitei, peguei o produto e levei para o caixa - para ver qual o preço que seria identificado - o preço foi esse mesmo, comprei na mesma hora e já está instalado no carro! A noite completo o post com fotos e aproveito para colocar fotos do injetor de gasolina.

PS: Prevejo que minha bateria está indo pro saco! Ontem tive problema pra ligar - na quarta tentativa (completamente normal no meu carro à alcool) a bateria já estava demonstrando sinais de fraqueza! Valeu o pessoal que ajudou a dar um tranco no carro. Galuco e seus amigos.

Abraços!